Aulas Gratuitas

Como Melhorar a Dicção e Oratória – Aulas Gratuitas

Todos nós sabemos que saber se comunicar bem, abre portas em diversos setores de nossa vida, falar bem e uma postura adequada é o grande diferencial para ficar à frente de outros candidatos, por exemplo em uma entrevista de emprego, como você pode ver mais sobre esse tema no artigo que escrevi sobre: Bom Emprego Box – O Caminho Certo Para Seu Novo Emprego, o poder da fala e como melhorar a dicção, você vai aprender neste artigo abaixo:

Diversas pessoas que estão em busca de uma dicção melhor, para evitar problemas na hora de falar, seja no preparo de aulas ou palestras, falar de improviso mesmo, junto com seus amigos ou em grupos, dirigir ou até mesmo participar de reuniões e outros problemas que podem ocorrer na hora da comunicação verbal.

Para melhorar a dicção a primeira dica é manter a naturalidade acima de tudo. Nenhum método é ou vai ser mais importante que a sua naturalidade. Aprenda, aperfeiçoe-se, progrida, mas quando falar, procure ser sempre natural.

Exercícios Sobre Como melhorar a Dicção:

Com alguns testes de dicção, muitas pessoas estão melhorando sua dicção e impostação da voz. Abaixo eu separei os melhores testes de dicção e alguns vídeos, que certamente vai te ajudar a realizar uma apresentação em público, palestrar ou corrigir seus problemas com a fala.

Com texto e caneta na mão

Prepare um texto de aproximadamente 10 linhas e leia-o. Pegue uma caneta e coloque-a na boca e repita o mesmo trecho da leitura, sem deixar cair a caneta.

Assim que terminar a leitura, retire a caneta e repita a leitura. Você perceberá uma diferença significante.

Relaxamento da Sua Voz

Com os dedos apoiados no seu nariz, vibre a boca e o nariz. Emita o som de uma abelha (hummm), por cerca de um minuto. Fique mais ou menos 30 segundos em silêncio.

Articule o maxilar e pronuncie: Mua, mué, mue, mui,muó, muo, muu,

Repita o procedimento acima três vezes.

Exercícios de Respiração e Dicção

Veja os passos seguintes para realizar este exercício:

Expire contando em voz alta: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 ….. até 60.

Inspire e expire diversas vezes bem devagar: P B T D G Q (exercício de domínio da expiração). Estas são as consoantes “oclusivas”, as que gastam mais ar na hora da pronúncia.

Ginástica de Respiração

Inspire profundamente;

Durante uma respiração subsequente, emita distintamente um verso de doze sílabas, dos chamados alexandrinos (Poe Exemplo: “O sol da perfeição é que ilumina os gênios”); elogo após, emita duas vezes esse mesmo verso a fim de desenvolver a faculdade de economizar o fôlego quando estiver falando.

Exercícios de Ortofonia

Os exercícios de ortofonia, ou também conhecidos por trava-línguas, é uma ótima dica para melhorar a dicção.

Veja os vídeos abaixo até o final e aprenda mais sobre como melhorar a dicção e pratique.

Vídeo 1 – Como Melhorar a Dicção e Falar Bem – Lambdacismo e Rotacismo?

Vídeo 2 – Aula Respiração, Pronuncia, dicção e articulação

Vídeo 3 – Dicção

Salve este pagina em seus favoritos, compartilhe com seus amigos e comente abaixo os seus resultados.

Sua opinião é muito importante.

[Total: 7   Average: 2.6/5]


Redação EW

Blogueiro, Autor do Blog Estuda Web. Dedico algumas horas do meu dia à compartilhar dicas exclusivas com meus leitores e visitantes.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar